Luckas Gustavo Vanni Gorniak é um dos ex-atletas profissionais atendidos pelo Sistema Faapatletas, em 2022. Ele solicitou bolsa de estudo à AGAP/PR, entidade filiada ao Sistema e foi contemplado. Ele conta que ficou sabendo do programa de bolsas Faapatletas quando iniciava o terceiro ano de faculdade, duvidou que fosse possível, mas, mesmo assim, resolveu solicitar e foi atendido imediatamente.
“Se hoje aqui estou, na posição de Psicólogo, prestando um serviço importante para a sociedade, é muito graças a vocês. Então, meu muito obrigado e desejo que esse projeto magnifico se estenda cada vez mais alcançando outros ex-atletas”, disse Gorniak. (Veja depoimento completo em: https://fb.watch/ih0I-eHufh).
Luckas consta da lista de 3.633 atendimentos realizados em 2022, pelo Sistema Faapatletas, conforme dados publicados em https://faapatletas.com.br/pleitos-atendidos. Os atendimentos se dividem bolsas de estudos e auxílios diversos como medicamentos, alimentação por cestas básicas, pagamento de previdência, funerais, entre outros, para cerca de 500 atletas e ex-atletas profissionais, somente ano passado.
Nos últimos 20 anos, o Sistema Faapatletas, por meio de suas entidades filiadas, as AGAP, realizou mais de 2 milhões de atendimentos, tendo concedido mais de 20 mil bolsas e auxílios alimentação, saúde, funeral e assistência previdenciária a atletas e ex-atletas profissionais.
Para 2023, o objetivo é disponibilizar MIL bolsas de estudo para atletas e ex-atletas de todas as modalidades esportivas, a serem concedidas pelo Instituto Piazza, o braço educacional do Sistema Faapatletas.