Em votação, nesta quarta-feira (6/7), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou destaque incluindo na proposta de Lei Geral do Esporte, pelo PL 1153/19, a emenda do deputado Afonso Hamm (PP/RS) que prevê assistência aos atletas e ex-atletas profissionais. Na votação, os deputados, em peso, foram favoráveis ao retorno dos recursos ao Sistema FAAP/AGAP para a continuidade da assistência complementar socioeducacional.
Esta conquista corrige a injustiça da revogação do artigo 57, da Lei Pelé, que extinguiu a fonte de recursos que auxiliavam atletas e ex-atletas a partir da concessão de bolsas de estudo, assistência alimentação, saúde e funeral, bem como a ajuda para a conquista da aposentadoria e capacitação educacional para reinserção ao mercado de trabalho.
Com a carreira curta, o atleta profissional finaliza a atividade muito cedo, sem idade e tempo de serviço para se aposentar, sem preparo técnico para o mercado de trabalho e precisando de apoio para estudar.
Outros saem da atividade com lesões e sem ter a quem recorrer para buscar tratamento. Tem ainda uma infinidade de ex-atletas que envelheceram e passam necessidades, as mais básicas, como falta de alimentação e medicamentos.
Esses atletas e ex-atletas formam o público atendido pela FAAP e suas afiliadas, as Associações de Atletas Profissionais (AGAP), sediadas em 17 unidades da Federação, cujo atendimento é realizado há quase 50 anos.
Entendendo a grave situação em que ficaram atletas e ex-atletas atendidos pelo Sistema FAAP/AGAP, é que os deputados se uniram à causa e foi possível esta vitória.
Dos 412 deputados que votaram, 393 foram favoráveis a continuidade da assistência. “Foi algo extraordinário o que aconteceu no Plenário da Câmara e não temos palavras para agradecer aos deputados e suas equipes que não mediram esforços para nos auxiliar. Estamos muito felizes com o resultado da votação”, destacou Júlio Lirio.